Jornada Mundial da Juventude

JMJ: Fundação recebe quase cinco milhões em donativos

Instituição revelou esta quinta-feira o relatório e contas referente ao ano passado, que encerrou com "resultados operacionais de 4 milhões e 796 mil euros".

As obras de preparação do recinto do Parque Tejo-Trancão para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa 2023
MIGUEL A. LOPES/LUSA

SIC Notícias

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 divulgou, esta quinta-feira, o seu relatório e contas referente ao ano passado, adiantando que fechou 2022 com "resultados operacionais de 4 milhões e 796 mil euros, sendo o total das receitas oriundo de doações".

No que diz respeito a gastos, estes “totalizaram o valor de 1 milhão e 83 mil euros, o que equivale a 23% dos rendimentos globais”. A maior parte da despesa (68%) deveu-se a “fornecimentos e serviços externos, os gastos com pessoal equivaleram a 29% da despesa e 3% foram gastos com o pagamento de impostos e seguros”.

Num comunicado, a Fundação JMJ adianta que o “relatório foi validado e aprovado por uma consultora externa”, num “esforço permanente de transparência e escrutínio” das suas contas.

As dificuldades para hospedar 800 bispos

Além dos detalhes sobre as contas da Fundação, foi ainda revelado que a JMJ espera agora contar com a presença de “um total de 800 bispos, 300 secretários e 100 altos eclesiásticos, oriundos de 110 nacionalidades e falantes de 58 idiomas”.

Para os acolher, a Fundação reconhece que “a angariação de quartos de hotel revelou-se um trabalho hercúleo”, devido “à pouca disponibilidade hoteleira, conciliada com os critérios de hotel definidos (sóbrios, baratos, servidos de, pelo menos, três meios de transporte, com estacionamento para autocarros)", aliada “à quase inexistência de casas religiosas com capacidade para acolhimento”.

Papa Francisco chega a 2 de agosto para bater recorde

O evento decorre em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de agosto. O Papa Francisco chega à capital no dia 2 para se encontrar com milhares de jovens de todo o mundo, sendo que o último balanço dava conta de mais de 600 mil peregrinos inscritos.

No dia 5, o líder da Igreja Católica visita o Santuário de Fátima e segue para Roma no dia seguinte. Com esta visita, Francisco torna-se no Papa que protagonizou a mais longa estadia em Portugal.

A 31 de dezembro, 6500 voluntários também já tinham iniciado a sua inscrição, ainda que “muitos sem a terem terminado”.

Últimas