Dezenas de opositores de Jair Bolsonaro comemoraram esta condenação histórica num bar, em Brasília. Foram entoados cânticos e lançado fogo de artifício. Muitos também usaram adesivos com frases como "a soberania é inegociável" e "prisão para os golpistas".
É uma referência às centenas de apoiantes de Bolsonaro que fizeram parte da tentativa de golpe de Estado a 8 de janeiro de 2023, quando milhares de manifestantes invadiram a Praça dos Três Poderes, na capital brasileira.
- Porque foi condenado Bolsonaro, o homem que queria voltar a ser Presidente do Brasil a todo o custo
- Quem são os condenados pela tentativa de golpe no Brasil? Penas vão de 27 anos de prisão até dois em regime aberto
Jair Bolsonaro foi condenado esta quinta-feira a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente brasileiro foi considerado culpado de vários crimes, entre eles tentativa de golpe de Estado.
"As consequências do crime são amplamente desfavoráveis, porque estavam direcionadas a aniquilar os pilares essenciais do Estado democrático de Direito, mediante violência, grave ameaça e ataques sistemáticos ao Poder Judiciário. A consequência maior do crime seria o retorno a uma ditadura no Brasil", justificou o juiz.
Embora tivesse previsto proferir as sentenças numa sessão reservada para sexta-feira, o tribunal decidiu passar imediatamente na quinta-feira à fase de sentença, uma vez concluída a audiência em que, por quatro votos a um, declarou-se a culpa de Bolsonaro e de outros sete réus, entre eles ex-ministros e antigos chefes militares.
- Com Lusa