A OpenAI, empresa que criou o ChatGPT, anunciou que o sistema vai sofrer atualizações esta semana. Inicialmente, as alterações vão visar apenas os assinantes do ChatGPT Plus, e consistem em conectar o chatbot à web e inserir 70 plug-ins. Mas o que é que isto significa e que mudanças podemos esperar para a Inteligência Artificial?
Para quem não conhece esta ferramenta, o ChatGPT é uma plataforma online de conversação movida por Inteligência Artificial. Os utilizadores que procuram respostas ou soluções concretas, recorrem à plataforma que as gera automaticamente e em segundos.
É um sistema impressionante, mas não é perfeito. O ChatGPT foi criado em novembro de 2022 como um modelo experimental e ao longo dos meses foi sofrendo pequenas alterações.
Um dos problemas apontados pelos utilizadores está nas próprias respostas, denunciando erros, incorreções e descontextualizações. E isto acontece porquê? Um dos motivos é a limitação da Inteligência Artificial. As respostas são geradas através de um conjunto de dados que foi incutido no próprio sistema na altura em que foi criado.
No fundo, até agora, o ChatGPT não estava ligado à web em tempo real e, por isso, não tinha acesso a dados ilimitados de informação.
Assim, os utilizadores vão poder obter respostas a perguntas sobre tópicos ou eventos recentes.
Porque é que falamos na web e não na internet?
Ainda sobre o acesso do ChatGPT à web, é de ressalvar a diferença que existe entre web e internet.
A web é considerada uma teia ou rede, como o nome indica, e é um sistema de informações interligadas que permitem o acesso infinito a conteúdos, através da internet. Neste sentido, a web é dependente da internet.
Em contrapartida, a internet é a rede que liga globalmente todos os servidores do mundo.
Utilizadores também podem experimentar outro novo recurso: plug-ins
Numa nota publicada no site da OpenAI, a empresa esclarece que para além da navegação na web, os utilizadores também poderão experimentar os plug-ins de navegador de terceiros.
Os plug-ins são funcionalidades que ajudam um site a atingir os resultados esperados. E os utilizadores do ChatGPT terão acesso a 70.
Deste modo, a OpenAI esclarece que os utilizadores poderão planear as suas férias, encontrar ofertas de compras online e descobrir novos restaurantes nas plataformas existentes.
ChatGPT entra em fase Beta
Estes novos recursos estarão disponíveis aos utilizadores do ChatGPT Plus, que é um serviço premium que custa 20 dólares por mês.
Assim sendo, as atualizações vão surgir num painel “Beta”, nas configurações.
Mas o que é isto do Beta e do Alfa? São as fases do sistema de Inteligência Artificial, que ainda está em desenvolvimento.
A fase “Beta” é a segunda fase. A terceira é “Disponibilidade Geral”, que passa por avaliar se os novos recursos estão prontos para um público mais amplo.
ChatGPT acompanha Bard AI, da Google
As atualizações do ChatGPT surgem num momento em que a Google reformulou o sistema Bard AI, integrando-o a muitos dos seus principais produtos, como o Gmail e Maps.