Incêndios em Portugal

Incêndio no Algarve já fez 11 feridos ligeiros e mantém uma frente ativa

Pelas 23:20 combatiam as chamas 593 operacionais, apoiados por 206 viaturas.

MIGUEL PEREIRA DA SILVA/EPA

Lusa

O incêndio que deflagrou no domingo em Aljezur, no Algarve, mantém uma frente ativa no concelho de Lagos, com os operacionais a empenharem meios para tentar aproveitar a melhoria das condições meteorológicas, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Num balanço pelas 23:10 desta segunda-feira, fonte do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve referiu que o incêndio já provocou 11 feridos leves, oito operacionais e três civis. No balanço anterior, no 'briefing' realizado pela Proteção Civil durante a manhã, registavam-se nove feridos ligeiros.

A mesma fonte detalhou que os meios estão a ser empenhados para "tentar aproveitar a melhoria das condições meteorológicas durante a noite" e tentar fazer o combate à frente ativa.

Pelas 23:10, o fogo não estava na linha de habitações, acrescentou, estando no terreno nas operações de combate quase 600 operacionais.

O incêndio também não afetou mais casas, além de uma segunda habitação que foi atingida e previamente contabilizada, no concelho de Aljezur, apesar das projeções a grande distância que se verificaram durante a tarde e que obrigaram o dispositivo a adaptar-se para evitar que as chamas progredissem ainda mais, tinha apontado fonte do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve num balanço ao início da noite desta segunda-feira.

A área afetada é composta por mato, mas há também zonas de pinhal, de eucaliptal e sobreiros, caracterizou previamente o segundo comandante da Proteção Civil do Algarve, Abel Gomes, frisando que a zona de mato foi mais atingida na parte inicial do incêndio.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 23:20 combatiam as chamas 593 operacionais, apoiados por 206 viaturas.

O alerta para o incêndio foi dado pelas 15:20 de domingo, na localidade da Bordeira, concelho de Aljezur, distrito de Faro.

Últimas