Um incêndio em mato e numa área florestal na Bordeira, em Aljezur, no Algarve, estava a mobilizar, pelas 18h00, 362 operacionais e nove meios aéreos.
De acordo fonte do o Comando Regional do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, (ANEPC), citada pela agência Lusa, as chamas, que deflagraram por volta das 12h15, "estão a progredir com extrema intensidade, devido ao vento forte" que se regista na região.
Devido ao incêndio, estão cortadas a EN120, ligação entre Lagos e Aljezur também denominada de IC4, e a EN268, que liga os concelhos algarvios de Vila do Bispo e Aljezur. À SIC, a GNR afirma que está desaconselhada a circulação nestas vias e em toda a zona de Aljezur. Os bombeiros estão a tentar evitar que o incêndio galgue a EN120.
De acordo com a fonte do Comando Distrital da Proteção Civil, também o troço rodoviário da estrada municipal entre o cruzamento de Monte Ruivo e as Alfambras, está cortado ao trânsito.
O fogo está a desenvolver-se numa zona de mato e de pinhal perto da localidade da Bordeira, no concelho de Aljezur. Em Alfambras, houve numa fase inicial necessidade de evacuar algumas casas por precaução, mas o fogo passou sem causar estragos e as pessoas já regressaram.
O combate ao fogo está a ser dificultado pelo vento, que sopra com uma intensidade moderada de 30 quilómetros por hora (km/h) e com rajadas que atingem os cerca de 50 km/h, bem como pelo relevo do terreno
Às 18h00 lavrava com três frentes ativas e intensas. Na linha de progressão, diz a Proteção Civil, não há aglomerados populacionais. Ainda assim, já há meios posicionados para defender casas.
Segundo a fonte da Proteção Civil, o comandante da operação está a avaliar o plano estratégico de ação para a relocalização, posição e reforço dos meios em pontos sensíveis, havendo ainda lugar a ponto de situação às 19h30.
"Foi feita uma defesa perimétrica com um pré-posicionamento de meios junto a habitações, dispersas pelo terreno e numa vasta área, não existindo registo de pessoas ou bens afetados pelo fogo", sublinhou fonte da Proteção Civil.
Para o combate ao fogo estão mobilizados mais de 360 elementos dos bombeiros de várias corporações do Algarve, da zona de Lisboa e do Alentejo, apoiados com 122 viaturas e nove meios aéreos.