O secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, visitou esta sexta-feira de manhã as zonas afetadas pelos incêndios em Ponte da Barca. Em declarações aos jornalistas, explicou o que deve ser feito agora, nomeadamente prestar apoio às associações através de ajuda financeira que poderá chegar aos 50 mil euros.
Ao anunciar a intenção do Governo de "de agilizar um conjunto de matérias com as associações humanitárias dos bombeiros voluntários", Rui Rocha é confrontado com a pergunta "o que é que vai mudar no combate aos incêndios".
Em resposta, o secretário de Estado caracterizou a questão como estando "fora de contexto" porque o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) iniciou-se em maio "e estamos no meio dessa época" e, recordando as declarações do primeiro-ministro, Luís Montenegro, "não é o momento para estarmos a fazer essa avaliação agora".
Não sendo tempo de avaliações, como frisou o secretário de Estado, é antes tempo de, afirma, reconhecer o trabalho das entidades, autarquias, GNR e bombeiros voluntários. Por esse motivo, anunciou, o objetivo é garantir que "as associações não tenham problemas do ponto de vista da sua gestão de tesouraria".
Para que tal não aconteça, foi aprovado um conjunto de despesas extraordinárias que se traduzem na agilização de adiantamentos de até 50 mil euros "quando em muitos momentos não é possível ainda ter toda a documentação reunida". Esta é uma forma de "podermos rapidamente dar essa resposta às associações", detalha Rui Rocha.