Incêndios em Portugal

Incêndio em Ponte da Barca estabiliza ao fim de quase uma semana

O incêndio no concelho de Ponte da Barca lavra há vários dias, já consumiu mais de 6.000 hectares e tem sido uma ameaça para a Mata de Cabril, no Parque Nacional Peneda Gerês. 

Márcia Torres

Kathleen Araújo

Rui Carlos Teixeira

João Sotto Mayor

Manuel Mealha

Ao fim de quase uma semana, o incêndio em Ponte da Barca está a estabilizar. Ainda assim, há focos dispersos que mobilizam centenas de operacionais no terreno, sobretudo na aldeia de Paradela que foi evacuada na quinta-feira. 

Na tarde desta sexta-feira, voltaram à aldeia de Paradela os conselhos da GNR para a segurança dos moradores que continuam em alerta. 

E em véspera de fim de semana de festa na aldeia, "faz-se fé" no santo padroeiro para que as voltas do fogo não estraguem a dança do baile. 

Ao início da manhã, chegaram a Sobredo, outra aldeia evacuada,os moradores exaustos da segunda noite mal dormida fora de casa, um retorno sem certezas de ser o último. 

No retorno às tarefas de rotina, pesa a preocupação do fogo que continua a ser uma ameaça e o que podia ter sido feito de diferente. 

O incêndio em Ponte da Barca começou há quase uma semana, já consumiu mais de 6.000 hectares e tem sido uma ameaça para a Mata de Cabril, no Parque Nacional Peneda-Gerês. 

Últimas