Incêndios em Portugal

Bónus do Governo para bombeiros que combateram fogos de setembro, afinal, não é para todos

O montante só deverá ser atribuído aos operacionais que se encontravam nas escalas, durante o período dos incêndios, apesar de muitos outros terem sido chamados a participar no combate às chamas.

Frederico Correia

Frederico Pinto

Não vai chegar a todos o bónus de 25% que o Governo prometeu aos bombeiros pelo trabalho nos incêndios de há duas semanas. Os voluntários dizem que trabalharam o mesmo, mas só os que estavam de escala vão receber a quantia.

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu fala numa discriminação entre os operacionais que estavam escalados pela Proteção Civil e os voluntários que responderam ao apelo de mobilização geral. Neste distrito, as contas são fáceis de fazer.

"O número de elementos que poderão receber este complemento resume-se a sete pessoas, cinco da equipa de combate a incêndios e dois que estão afetos à equipa de logística de apoio ao combate”, explica Nuno Pereira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Tondela.

Na realidade, afirma, foram “perto de 70” os bombeiros que aqui estiveram empenhados no combate às chamas.

“Num conjunto de 70 bombeiros, temos apenas sete – ou cinco – que vão receber esse mesmo bónus”, sublinha José Albuquerque, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu.

Ou seja, nem todos os bombeiros chamados a toque de sirene para protegerem as populações numa mobilização em grande escala vão receber o valor diário e muito menos o bónus anunciado. A mesma farda, dois tratamentos.

“O Governo quer reconhecer que os bombeiros merecem um aumento, mas, de uma vez por todas, temos de dizer que são todos, e não uma parte”, frisa José Albuquerque.

A Federação dos Bombeiros de Viseu assume assim uma contestação levantada em vários quartéis dos concelhos mais afetados e pretende fazer ver ao Governo que este bónus é um desrespeito pelos bombeiros que não estavam nas escalas de serviço, mas também foram chamados para apagar os fogos.

Últimas