O secretário de Estado do Ambiente reúne-se esta segunda-feira, em Albergaria-a-Velha, com os autarcas do distrito de Aveiro, um dos mais afetados pelos incêndios da passada semana, no dia em que o número de vítimas mortais foi atualizado para oito.
No encontro desta segunda-feira, onde serão discutidos, entre outros temas, os apoios destinados aos municípios fustigados pelas chamas, estão também presentes representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, que mostram agora preocupação sobre a possibilidade de ocorrência de enxurradas nos locais afetados.
Em declarações à SIC, Jorge Almeida, autarca de Águeda, relata que, nos últimos dias, a autarquia tem encetado esforços para perceber o que pode fazer agora para "minorar o impacto das cinzas que, previsivelmente, virão para as captações do Vouga".
"Se amanhã [terça-feira] chover muito, isto vai ser tudo perfeitamente inglório, mas esperemos que não. Eu acho que o São Pedro é nosso amigo", diz o autarca.
Albergaria-a-Velha: o cenário desolador uma semana após o início do incêndio
De acordo com o presidente de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, há uma terceira vítima mortal dos incêndios que afetaram o concelho. A vítima mais recente é uma idosa com cerca de 80 anos, que tinha ficado ferida e que, por isso, estava internada num hospital, onde acabou por morrer durante a madrugada de segunda-feira.
Para além desta vítima, no mesmo concelho morreu também um bombeiro de morte súbita e um outro homem com 28 anos, que foi apanhado pelas chamas.
O número de vítimas mortais dos incêndios que causaram avultados estragos na região Centro e Norte foi, assim, atualizado para oito. Há ainda a registar 177 feridos.