Incêndios em Portugal

"Estive aqui sozinho": o relato emocionado de quem sofreu com o fogo em Albergaria-a-Velha

Em Albergaria-a-Velha, o fogo não deu tréguas e foram várias as casas destruídas pelas chamas. O pouco que restou fica para "contar a história" destes dias que têm sido um inferno para quem ainda combate o incêndio e para quem viu arder o que levou anos a conquistar.

SIC Notícias

Um cenário de destruição com tudo negro. É assim que ficou Cavada Nova, uma pequena localidade às portas de Albergaria-a-Velha. Carlos e o vizinho contaram à SIC as conquistas de uma vida que estão, agora, resumidas em cinzas.

O pátio do senhor Carlos ficou completamente destruído. Uma casa que tinha estado em obras há pouco tempo.

“Não é de primeira habitação, mas estava a reformular a casa aos poucos. As galinhas sobrevieram, mas a fruta e as redes que tinha posto para vedar arderam. A sorte é que estava tudo bem fechado e o telhado é razoavelmente novo”, explicou o senhor Carlos.

O fogo chegou por volta das sete da manhã desta segunda-feira, com muito violência, sem ninguém estar à espera das consequências que, agora, são visíveis. Várias pessoas não estavam em casa por essa hora, como foi o caso de Carlos, que só conseguiu ver os estragos nessa mesma tarde. Quem por lá estava, ainda tentou dominar o fogo, mas acabou por fugir pela agressividade das chamas.

"Estive aqui sozinho. Perdi mil euros de lenha. Ardeu tudo", disse, emocionado, o vizinho do senhor Carlos.

Foram poucas as casas que, nesta área de eucaliptal, não ficaram atingidas. Agora, resta “voltar a fazer muitas obras”, lamentou Carlos.

Últimas