Incêndios em Portugal

Incêndios obrigam ao adiamento dos jogos deste fim de semana no Porto, Aveiro e Viseu

O perigo de inalação de fumos ou de substâncias químicas, além do calor, podem provocar danos nas vias respiratórias. Alguns clubes e municípios encerraram as infraestruturas devidos às consequências provocadas pelos incêndios.

Gonçalo Giestas

Os incêndios que estão assolar principalmente as regiões Centro e Norte do país obrigaram as associações de futebol de Porto, Aveiro e Viseu a adiar os jogos deste fim de semana.

Sexta-feira, sábado e domingo não há jogos de futebol nos distritos do Porto e de Aveiro. A decisão foi tomada pelas associações de futebol em concordância com a Direção Geral da Saúde. O perigo de inalação de fumos ou de substâncias químicas, além do calor, podem provocar danos nas vias respiratórias.

Mas há outros motivos para o adiamento dos jogos. Alguns clubes e municípios encerraram as infraestruturas devidos às consequências provocadas pelos incêndios.

Incêndio avassalador destrói instalações de clube de Aveiro

Exemplo disso foi o campo do Juventude Académica Pessegueirense, de Aveiro. O fogo consumiu parte das instalações e o clube pediu ajuda.

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que vai apoiar a recuperação do estádio.

O impacto dos incêndios na qualidade do ar é bastante visível nas imagens de treinos que os clubes divulgam nas redes sociais. Nos treinos do FC Porto, do Braga e do Famalicão nota-se a densa nuvem de fumo.

E os clubes têm deixado mensagens e apelos aos adeptos para ajudarem no apoio aos bombeiros a quem também deixam mensagens de apoio.

A Liga Portugal decidiu decretar um minuto de silêncio nos jogos dos campeonatos profissionais, para homenagear as vítimas dos incêndios. Os jogos devem realizar-se nas datas previstas.

Últimas