No distrito de Aveiro, há mais de 30 fogos ativos. Em Albergaria-A-Velha a situação é agora mais calma, mas durante a madrugada 40 casas foram evacuadas e as pessoas estão num abrigo municipal. Há cinco feridos. Também em Águeda, o fogo chegou às casas. Em Sever do Vouga, um novo foco de incêndio surgiu durante a noite. Há suspeitas óbvias de fogo posto. Em Oliveira de Azeméis, a situação está mais controlada.
O fumo que se vê do espaço esconde o cenário dantesco que se viveu e vive no distrito de Aveiro devido aos fogos. Já arderam mais de 10 mil hectares.
Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga, Albergaria-A-Velha e Águeda são os principais focos de incêndios que mais preocupam as autoridades.
Em Albergaria-A-Velha, o fogo intensificou-se durante a madrugada. Há 20 pessoas desalojadas que estão temporariamente num abrigo municipal. Escolas e jardins de infância estão encerrados, um lar foi evacuado. Os danos materiais são, para já, difíceis de contabilizar.
"Só tivemos tempo para fugir, arrumar os carros. Tivemos de fugir (...). Queremos alguma coisinha para comer. Ardeu tudo, tudo ", conta uma residente
Outro habitante diz que “nunca viu tal coisa”.
Na vila vizinha, em Sever do Vouga, um novo foco de incêndio surgiu durante a noite, em Talhadas. O presidente da Câmara garante que houve fogo posto.
Tanto aqui como nos restantes focos de incêndio no distrito, o vento dificulta o combate às chamas e a densa nuvem de fumo impede em alguns locais a atuação dos meios aéreos.
Estão mobilizados mais de 1.200 operacionais, 870 meios terrestres e 30 meios aéreos, um número insuficiente dada a dispersão de meios pelo território nacional que tem mais de 120 fogos ativos.
Em Oliveira de Azeméis, apesar da noite e madrugada complicadas, os bombeiros conseguiram para já controlar o fogo.
O mesmo não se pode dizer de Águeda, onde nas últimas horas o fogo se intensificou. Um bombeiro ficou ferido.
Na aldeia de Arrancada do Vouga, as chamas já chegaram às casas. algumas devolutas, mas também algumas de primeira habitação.
No distrito de Aveiro, estão ativos pelo menos 30 fogos.