Mais de 100 concelhos em Portugal continuam estão, esta quinta-feira, em perigo máximo de incêndio. A subida das temperaturas inspira cuidados redobrados, especialmente em zonas de mato. Com termómetros a chegar aos 40ºC, o concelho de Odemira, que ainda recupera de um fogo de largas proporções, está agora sob alerta laranja. As autoridades dizem estar atentas.
Sete distritos a vermelho e mais de metade do território sob alerta laranja devido à vaga de calor que o atravessa. O quadro é propício a incêndios, com o rasto de cinza que o fogo de Odemira deixou para trás a servir de lembrete.
As chamas que lavraram por cinco dias e em três frentes. Afetaram especialmente zonas de pinhal denso. Para que o cenário não se repita a aposta agora é na prevenção: a limpeza dos terrenos é fundamental.
O perigo de incêndio estende-se pelo menos até sábado. Estão proibidas queimas, queimadas, fogueiras e churrascos. Na zona do Baixo Alentejo, Odemira, Ourique, Castro Verde, Mértola e Almodôvar são os concelhos que mais inspiram atenção.