Incêndios em Portugal

Lavra "com alguma violência" fogo em Ourém

O comandante da Proteção Civil afirmou que as chamas estão a consumir floresta e ainda há "muitos meios em trânsito" para reforçar as equipas no local.

Bombeiro
Canva

SIC Notícias

Lusa

Um incêndio em Ourém, que começou ao final da tarde desta quarta-feira, está a lavrar "com alguma violência" às 19:00 e os bombeiros estão posicionados para evitar que as chamas cheguem próximo de habitações, disse a Proteção Civil.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo teve início pelas 18:33, na localidade de Estreito, freguesia de Urqueira, no concelho de Ourém, distrito de Santarém.

O comandante em serviço no Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo afirmou à Lusa que as chamas estão a consumir floresta "com violência" e ainda há "muitos meios em trânsito" para reforçar as equipas no local.

Pelas 19:00, o comandante referiu ainda que o incêndio tinha três frentes ativas: “Dois flancos e a cabeça do fogo” e os meios estavam a ser posicionados para proteger habitações, situação que se mantém.

“Para já, o fogo está em zona de floresta, mas, pelo menos um dos flancos, pode encaminhar-se para perto de habitações. Temos os meios posicionados. A nossa prioridade é a defesa das casas e das pessoas", assegurou o comandante.

O incêndio em Ourém tinha às 21:20, cerca de 378 operacionais e 115 veículos no terreno, continuando ainda sem controlo, assim como máquinas de rasto.

O comandante em serviço no Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo afirmou que o fogo continua ainda sem controlo e que os meios continuam a ser reforçados para o teatro de operações.

[notícia atualizada às 22:50]

Últimas