Incêndios em Portugal

Fogo em Odemira: "Vento vai complicar a frente sul"

Uma das frentes do incêndio de Odemira chegou ao Algarve. A Proteção Civil informou que as próximas horas serão fundamentais para evitar que o fogo progrida para a serra de Monchique.

LUIS FORRA

SIC Notícias

Lusa

Mais de 1.000 operacionais combateram esta terça-feira o incêndio que deflagrou no sábado em São Teotónio, concelho de Odemira, sendo apoiados por 350 veículos. Durante a tarde, o combate às chamas contou com o apoio de 14 meios aéreos, que desmobilizaram ao anoitecer.

Ao final da tarde desta terça-feira, a frente sul era a que mais preocupava as autoridades, sobretudo em Galé de Reguengo, no concelho de Aljezur, e próximo à serra de Monchique.

O incêndio deflagrou no distrito alentejano de Beja, mas entrou depois no Algarve, nos concelhos de Monchique e Aljezur (distrito de Faro).

10.000 hectares afetados

Segundo a Proteção Civil, já arderam 10.000 hectares. Além disso, foram evacuadas 20 povoações e um parque de campismo, num total de 1.459 pessoas deslocadas.

Há ainda registo de 36 pessoas assistidas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Outras oito pessoas - cinco bombeiros e três civis - chegaram a receber atendimento hospitalar, sem configurar situações de gravidade.

Durante o briefing operacional, o comandante nacional da ANEPC, André Fernandes, disse que as próximas 24 horas serão fundamentais para evitar que o incêndio progrida para a serra de Monchique, no Algarve.

Já ardeu pelo menos uma habitação em Aljezur

A situação em Aljezur, no Algarve, mantém-se instável, havendo registo de pelo menos uma habitação ardida, disse à Lusa o presidente do município algarvio.

"Há uma habitação que ardeu, mas neste momento não disponho de mais dados", disse José Gonçalves, acrescentando que arderam também pequenos anexos e outros edificados.

Segundo o autarca, a situação mais preocupante é na zona entre as freguesias do Rogil e Odeceixe, onde, desde manhã, a intensidade das chamas tem vindo a melhorar ou a agravar-se consoante a direção do vento, tendo havido vários reacendimentos.

Na noite de segunda-feira, o fogo obrigou à retirada de 17 pessoas das suas habitações. Ficaram alojadas nas zonas de apoio à população, mas esta terça-feira já puderam todas regressar a casa, indicou José Gonçalves.

Reacendimentos à entrada do concelho de Monchique

A repórter da SIC, Conceição Ribeiro, deu conta de vários reacendimentos à entrada do concelho de Monchique devido ao aumento da temperatura durante a tarde. Foi naquela zona que na segunda-feira foram evacuadas localidades, por ser um local com muita vegetação.

Frente sul ganha intensidade considerável

Com o chegar da tarde, o vento voltou a ganhar força e as casas que estiveram a ser defendidas durante a noite voltaram a estar em risco.

Além das condições meteorológicas, explicou que as características do terreno têm complicado o combate ao fogo, por dificultarem a progressão das equipas e potenciarem "a abertura do incêndio em várias novas frentes".

[Notícia atualizada às 00:55]

Últimas