O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANEPC) diz que estará efetivo um dispositivo na Jornada Mundial da Juventude. O brigadeiro-geral Duarte da Costa recordou ainda que continua ativo um dispositivo de combate aos incêndios rurais.
“Temos dois dispositivos muito credíveis, muito bem preparados: um é o dispositivo especial de combate a incêndios rurais, que já foi lançado e está efetivo desde o dia 15 de maio, e o outro será efetivo nos primeiros dias da Jornada [Mundial da Juventude], já está planeado, preparado e finalizado em termos quantitativos”, explica o brigadeiro-geral Duarte da Costa em declarações à SIC Notícias.
Estes dois dispositivos “podem crescer, em caso de necessidade”, acrescenta o responsável, uma vez que “há vários agentes de proteção civil que não têm a sua capacidade esgotada”, entre os quais os bombeiros.
“Eu costumo dizer que nós preparamos o sistema para responder a todas as possibilidades mais prováveis, mas temos de acautelar sempre as mais perigosas”, remata.
Números de ocorrências e área ardida diminui na última década
Sobre os incêndios rurais, o brigadeiro-geral Duarte da Costa destaca a diminuição do número de mortes, ocorrências e área ardida nos incêndios florestais, a última década.
“Estamos com cerca de metade das ocorrências e temos cerca de menos dois terços da área ardida. Isso também nos indica que o combate tem sido feito com maior eficácia, porque para metade das ocorrências devia haver metade da área ardida e temos apenas um terço da área ardida”, afirma.
Quanto ao número de vitimas mortais, o presidente da ANEPC destaca que desde de 2017 – ano em que o incêndio de Pedrógão Grande provocou mais de 60 mortos – que não há registo de mortos.
“Não quer dizer que será sempre assim, esperemos que seja. Mas esta evolução tem trazido um resultado muito positivo, deixa-me confiante e posso garantir aos portugueses que tudo faremos para lhes dar confiança.”