A guerra na Ucrânia está numa fase diplomática sensível. Zelensky esteve na Alemanha, onde voltou a mostrar pouca confiança na palavra dos russos.
O Presidente ucraniano não acredita que a Rússia não tente invadir mais território.
A Rússia divulgou imagens que diz serem de uma vila tomada pela força na região de Dnipro-Petrovsk, no sudoeste da Ucrânia, bem perto de zonas que Moscovo reclama como territórios russos mas que são ocupados, como Donetsk tomada em 2022.
A Rússia conseguiu o controlo militar de 75% da região, mas perdeu o controlo humanitário da zona que vive sem água com a população a desesperar e a exigir da Rússia não serem só uma conquista deixada ao abandono.
Não há água potável há mais de duas semanas em Kostianty-Nikva, também em Donetsk.
Depois de bombardeada de forma sucessiva pela Rússia, está nas mãos dos soldados ucranianos verificar se tem condições para a população voltar.
Uma resposta afirmativa é o que a Europa deseja na possibilidade de paz entre Rússia e Ucrânia.
Mas as desconfianças em relação à palavra de Moscovo levam a que regressemos à posição da delegação alemã recebida em Kiev.
O ministro alemão da Finanças que já garantiu cerca de 10 mil milhões de euros de apoio financeiro à Ucrânia nos orçamentos deste e do próximo ano.