Donald Trump, o grupo conhecido como E3 (Alemanha, França e Reino Unido), Zelensky, Mark Rutte e Von der Leyen debatem numa reunião virtual, esta quarta-feira, o processo de paz para a Ucrânia. Manuel Poêjo Torres faz a antevisão desta "reunião de emergência" e dos tópicos que deverão estar em cima da mesa.
"Amanhã temos uma reunião de emergência e é de emergência precisamente porque parece que os líderes europeus foram apanhados na 'curva', desprevenidos, pela estratégia política da Casa Branca, que se quer impor como aquela que consegue mediar a paz, mesmo quando a paz não está semeada.
A paz, neste momento, entre a Rússia e a Ucrânia, não está semeada. Neste momento, a Rússia prepara-se para uma mobilização silenciosa da sua nação, para injetar combatentes na linha da frente, não necessariamente numa operação de desmobilização em prol da procura da paz.
Portanto, não há uma semente para a paz e a paz tem que ser criada como ponte, a ponte tem que ser estratégica", considera o comentador da SIC.
Este é um dos temas em destaque na análise à atualidade internacional no habitual explicador do Jornal do Dia, esta terça-feira com Manuel Poêjo Torres.