Guerra Rússia-Ucrânia

Fornecimento de armas à Ucrânia: "Aquilo que Trump criticou na administração Biden, agora está a fazer a mesma coisa"

O jornalista da TSF e comentador da SIC, Ricardo Alexandre, analisa os últimos desenvolvimentos sobre um acordo de paz na Ucrânia.

Ricardo Alexandre

SIC Notícias

Donald Trump anunciou na segunda-feira que chegou a acordo com a NATO para enviar mais armamento para a Ucrânia, sob a condição de serem os países europeus a pagar.

"Os Estados Unidos não vão pagar nada", disse o Presidente norte-americano.

Ricardo Alexandre, comentador SIC, diz que "aquilo que Donald Trump tanto criticou na administração Biden, de fornecer armas à Ucrânia em vez de tentar chegar a um acordo político", agora está a fazer praticamente mesma coisa.

"A diferença é que em vez de entregar armas à Ucrânia, está a vendê-las aos europeus, dizendo: 'a guerra é na Europa, a responsabilidade da segurança europeia é vossa, nós temos o material necessário, podemos ajudar, mas pagam a 100%'."

Trump deu 50 dias a Putin para acordo de paz na Ucrânia

O Presidente dos Estados Unidos garantiu que, caso não haja um acordo de paz na Ucrânia no prazo de 50 dias, irá impor tarifas “severas” de 100% à Rússia.

O comentador da SIC considera que este prazo vai dar tempo à Rússia para atacar forte a Ucrânia no próximo mês e meio.

"Eu acho que é quase dizer a Vladimir Putin: 'vê lá o que é que consegues fazer em 50 dias, avança o que tiveres a avançar'."
Últimas