Guerra Rússia-Ucrânia

Apoio da Coreia do Norte à Rússia: "Havia indicações da transferência de muito material para a Ucrânia"

Na análise à atualidade internacional, Carlos Mendes Dias, comentador da SIC, destaca o envolvimento norte-coreano na guerra na Ucrânia, quando a imprensa alemã avança que a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia.

Carlos Mendes Dias

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, manifestou o apoio incondicional à invasão da Rússia à Ucrânia. A guerra pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. A imprensa alemã avança que a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang. É um sinal claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente? Carlos Mendes Dias responde a esta e outras questões no explicador desta sexta-feira.

"Sim, é um sinal claro, mas é uma situação que obviamente não é nova, já tem pelo menos um ano, ano e meio, tal e qual como a transferência de material.
Já havia indicações, então este ano são evidentes, mas já havia indicações, por exemplo, no ano passado, novembro, dezembro, de transferência de muito material, mas não só material, também munições, por exemplo, 5 milhões de munições, de artilharia para a Ucrânia", refere o comentador da SIC.

Carlos Mendes Dias explica também os três níveis objetivos que se verificam numa guerra: "São eles o nível estratégico, o nível operacional e o nível tático".

"Esta hierarquização não tem a ver com a fricção entre eles, não tem a ver com a menor ou maior importância, mas são critérios como de planeamento, de conceção da manobra, de preparação e de execução", sublinha o especialista.

Estes são temas em destaque na análise do coronel Carlos Mendes Diasno habitual explicador do Jornal do Dia, com início às 13:45.

Últimas