Guerra Rússia-Ucrânia

"As falsas birras pagam-se em sangue e continua a acontecer"

Na análise à atualidade internacional, o coronel Carlos Mendes Dias aborda os últimos desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Carlos Mendes Dias

A Ucrânia teve a primeira noite sem ataques desde o acordo para trégua energética. A ausência de ataques é praticamente sem precedentes desde o primeiro ano da guerra, mas vamos contudo confirmar o que acontece no terreno com o comentador da SIC, coronel Carlos Mendes Dias.

"Certo que não houve ataques durante a noite, mas é certo que nas últimas 48 horas, um bocadinho menos, houve 71 drones russos abatidos e houve 150 drones ucranianos também abatidos", alerta Carlos Mendes Dias.

"As birras das pessoas, ou as falsas birras, pagam-se em sangue e continua a acontecer. (...) Trump sabe disso, desde 11 de março que Vladimir Putin deu conta a Donald Trump que um dos pressupostos para isto evoluir mais favoravelmente no quadro da paz era a demissão do Sr. Presidente Zelensky.
E, por conseguinte, independentemente de legitimidades ou não legitimidades, do meu ponto de vista, perfeitamente legítimo, mas independentemente destas discussões, o que Vladimir Putin terá feito foi encostar um pouco o Sr. Presidente Donald Trump com uma coisa que ele sabia e o Sr. Presidente Zelensky também sabe, e por isso é que já está a preparar as eleições, pese embora possa ganhar, eventualmente em julho", refere o comentador da SIC.

Este é um dos temas em análise no habitual explicador do Jornal do Dia, por volta das 13:45, com o coronel Carlos Mendes Dias.

Últimas