Donald Trump assume estar “muito zangado” e “furioso” com Vladimir Putin por ter criticado Volodymyr Zelensky. Em entrevista à NBC, o Presidente dos Estados Unidos considerou impor tarifas ao petróleo russo, se Moscovo bloquear a paz na Ucrânia.
Pedro Cordeiro, editor de Internacional do jornal Expresso, diz que “Trump quer ser o homem que recebe o crédito por colocar um fim à guerra” e irrita-se quando lhe colocam obstáculos. “Não é uma pessoa que goste de ser contrariada”, acrescenta.
O Presidente norte-americano adiantou que planeia falar com Vladimir Putin nos próximos dias. Apesar do momento de tensão entre os líderes, Trump voltou a dizer que tem uma “relação muito boa com Putin”.
“Não se pode pensar em eleições sérias na Ucrânia”
Donald Trump já pressionou a Ucrânia para a realização de eleições. Vladimir Putin sugere, como alternativa, um "governo neutro e temporário". Para Pedro Cordeiro, editor do Expresso, nenhuma das propostas são viáveis para Kiev, cada vez mais fragilizado na guerra.
“Não é possível fazer na Ucrânia eleições livres e justas. O país está em guerra, tem partes ocupadas. Não se pode pensar em eleições sérias. Trump chegou a propor isso, mas era um autêntico disparate (…) E um governo interino seria, na realidade, um governo fantoche”, considera Pedro Cordeiro.