Se dúvidas existissem sobre o que ainda sobra para Volodymyr Zelenksy na Casa Branca, basta escutar as palavras do vice-presidente, na noite passada, numa conferência de conservadores em Washington.
“O país do Presidente Zelensky não existiria se não fossem os EUA, portanto agradeça. Se discorda do Presidente Trump, pegue no telefone e ligue-lhe ou ligue a um dos nossos excelentes diplomatas. Não embarque numa digressão mediática pela Europa a dizer mal do Presidente dos EUA. É insultuoso. É insultuoso para ele, para mim, para o povo americano. Além disso, é estúpido”, disse JD Vance.
Trump não só não gostou de ouvir Zelenksy dizer-lhe que vive no mundo da desinformação como está furioso por não lhe entregar as terras raras da Ucrânia, que parece ter chegado a um ponto onde ou paga a Trump ou acaba-se a ajuda norte-americana.
EUA recusa classificar Rússia de agressora
Zelensky avisou esta quinta-feira que precisa de um acordo com os Estados Unidos, mas um acordo que funcione, tendo até agora rejeitado assinar qualquer proposta para a exploração norte-americana dos recursos naturais da Ucrânia
Os Estados Unidos recusaram dizer, num comunicado do grupo dos sete países mais ricos do mundo, que a Rússia é agressora da Ucrânia