Guerra Rússia-Ucrânia

"Fomos para a cama e rebentou tudo": Rússia ataca coração da Ucrânia com mísseis balísticos

Três civis morreram este sábado de manhã num ataque contra a capital ucraniana, Kiev. As forças russas lançaram quatro mísseis balísticos, que causaram destruição e pânico entre os moradores.

Iryna Shev

No último andar de um prédio atingido, Anya olha para os estragos através de uma janela partida. Com as mãos a tremer, evita falar para a câmara, mas mostra o quarto onde os filhos dormiam no momento da explosão. É o segundo ataque naquela zona em três meses, e as janelas, que tinham sido trocadas há poucas semanas, voltaram a ser destruídas.

Svitlana, outra moradora, relata o momento do ataque:

"Explosões... Acho que foram quatro ou cinco, mas nem consegui contar. Deram o alerta de fim de perigo aéreo, fomos para a cama e, de repente, rebentou tudo. Corremos de pijama para a casa de banho. A varanda ficou sem azulejos, as janelas estão partidas. É terrível". Apesar do susto, Svitlana diz que o mais importante é que a família está bem.

Os danos ainda estão por calcular, mas são visíveis: carros queimados, edifícios sem janelas, lojas danificadas e tubos de água rompidos. As autoridades ucranianas, acompanhadas por especialistas militares e procuradores, recolhem fragmentos dos mísseis Iskander M lançados pela Rússia. Estes projéteis são rápidos, difíceis de detetar e abater.

Últimas