Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia iniciou contraofensiva em Kursk, Zelensky diz que situação está controlada

“Os russos iniciaram ações de contraofensiva. Está tudo de acordo com o plano ucraniano. No que diz respeito à Bielorrúsia: já vimos a acumulação de forças, há muito tempo já, esse processo está sob controlo”, disse o presidente ucraniano.

SIC Notícias

As forças russas estão a recuperar território na região de Kursk. A Rússia iniciou um contra-ataque em larga escala no território conquistado pela Ucrânia durante a incursão que começou em agosto. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, diz que a situação está sob controlo.

“Os russos iniciaram ações de contraofensiva. Está tudo de acordo com o plano ucraniano. No que diz respeito à Bielorrúsia: já vimos a acumulação de forças, há muito tempo já, esse processo está sob controlo”, diz Volodymyr Zelensky.

As forças armadas russas dizem ter recapturado 10 localidades e estão satisfeitas com o decorrer da operação. A aldeia de Snagost é uma das localidades e fica situada a cerca de seis quilómetros da atual linha que divide as duas partes.

Zelensky alertou para a demora na permissão de uso de armas de longo alcance

O presidente ucraniano criticou, ainda, a demora do Ocidente relativamente ao levantamento das restrições para a utilização das armas de longe alcance dos aliados em território russo, após negociações sobre esta questão com responsáveis norte-americanos e britânicos.

"Devemos ser francos, a demora no processo de permissão para a utilização das armas de que fala (...) contra alvos militares no território da Federação Russa (...) leva a Rússia a deslocar esses alvos militares para o interior do seu território", declarou o presidente ucraniano durante uma conferência de imprensa.

Este assunto esteve no centro de uma rara visita conjunta, na quarta-feira, em Kiev, dos chefes da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, e da diplomacia britânica, David Lammy.

Com Lusa

Últimas