Guerra Rússia-Ucrânia

Membro do PCP acompanha eleições em zona da Ucrânia ocupada pelos russos

O Partido Comunista Português já se demarcou da presença do deputado municipal que diz ter sentido "liberdade" em Donetsk.

SIC Notícias

O PCP garante que é alheio à viagem que Manuel Pires Rocha fez aos territórios Ucranianos invadidos pela Rússia. O deputado Municipal do Partido esteve em Donetsk com observador internacional das eleições que os russos promoveram e garante ter sentido uma atmosfera de grande liberdade.

Os habitantes de zonas ocupadas pela Rússia na Ucrânia foram chamados às urnas para votarem em eleições regionais.

O escrutínio organizado pelo Kremlin foi fortemente criticado no Ocidente por violar a lei internacional, mas contou com um observador português: Manuel Pires da Rocha, que é deputado municipal do PCP na Câmara de Coimbra e em Donetsk sentiu liberdade.

Garante, no entanto, que a viagem não serviu para apoiar a Rússia.

O PCP acrescenta e reforça também que a presença de Manuel Pires da Rocha no Donbass é totalmente alheia a qualquer decisão do PCP e as declarações que fez só o responsabilizam ao próprio.

De acordo com o Kremlin, o partido de Putin ganhou com larga maioria estas eleições regionais que tem como objetivo legitimar politicamente a anexação.

Últimas