Guerra Rússia-Ucrânia

Assim é o dia a dia num abrigo temporário para ucranianos deslocados

A correspondente da SIC na Ucrânia, Iryna Shev, visitou um dos muitos albergues localizados na cidade de Dnipro, na Ucrânia, que já recebeu mais de 11.000 refugiados internos.

Iryna Shev

SIC Notícias

Dnipro é das cidades da Ucrânia que recebeu mais refugiados internos desde o início da invasão em larga escala. A cidade é agora casa para mais 153 mil pessoas. Muitas conseguiram alugar apartamentos, outras permanecem nos abrigos municipais, que deveriam ser temporários. A correspondente da SIC, Iryna Shev, visitou um desses abrigos onde todos estão à espera de regressar a casa.

Durante a manhã, no abrigo localizado na cidade ucraniana, os mais pequenos dedicam-se à arte. A aula está a cargo de Olga que mora neste abrigo desde a invasão em larga escala. Enquanto espera pelo fim da guerra, anima as crianças.

Para além das 30 crianças, todas as outras pessoas que se encontram no local - no total são 138 - não se deixam de levar por falsas esperanças. Ao longo dos últimos 18 meses, quase 11.000 passaram por este abrigo. Apesar de ser um sítio de passagem temporária, o tempo de espera é uma incógnita para quem aqui vive.

Últimas