Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia estará a preparar ataque informático ao exército ucraniano, alerta Reino Unido

De acordo com os serviços de informações do Reino Unido, a Rússia está a tentar obter "informação militar sensível" das Forças Armadas da Ucrânia através de ataques informáticos contra telefones móveis utilizados pelos militares ucranianos.

Bill Hinton

SIC Notícias

Lusa

Os serviços de informações britânicos alertaram sobre intrusões nos telemóveis utilizados pelo exército da Ucrânia envolvido numa contraofensiva face à invasão da Rússia.

De acordo com os serviços de informações do Reino Unido, em comunicado do Ministério da Defesa, a Rússia está a tentar obter "informação militar sensível" das Forças Armadas da Ucrânia através de ataques informáticos contra telefones móveis utilizados pelos militares ucranianos.

O relatório britânico cita as conclusões do National Cyber Security Centre (NCSC), do Reino Unido, além de "outros parceiros internacionais", que na quinta-feira deram conta de uma "campanha de 'malware' (ataque informático) contra os dispositivos móveis utilizados pelo Exército ucraniano".

De acordo com as mesmas fontes, o programa usado no suposto ataque informático russo foi identificado como "Infamous Chisel", que já foi utilizado pelo grupo de "piratas informáticos" Sandworm.

Anteriormente, o NCSC, organismo britânico de segurança informática, já atribuiu ligações do grupo Sandworm ao Centro de Tecnologia Especial do Gabinete Central de Informações do Estado Maior do Exército da Rússia.

O "Infamous Chisel" é um programa que permite acesso permanente para filtrar e obter dados de aparelhos Android.

O mesmo programa também é supostamente usado "contra aplicações informáticas do Exército ucraniano", indica o mesmo comunicado difundido hoje pelo Ministério da Defesa britânico através da rede social X.

"Estas atividades demonstram o uso continuado por parte da Rússia de capacidades cibernéticas para apoiar a invasão militar da Ucrânia", refere o mesmo documento britânico.

Últimas