Portugal vai fornecer treino de pilotos e de mecânicos ucranianos para operarem caças F-16. A ministra da Defesa, Helena Carreiras, diz que não está previsto, para já, o envio de mais equipamento.
“É neste momento que nos comprometemos em fornecer treino de pilotos e mecânicos, que é uma componente absolutamente fundamental, como aliás tem sido relatado, deste apoio com meios aéreos, com os F-16”, anunciou Helena Carreiras.
A ministra da Defesa sublinha que “alguns países têm mais disponibilidade e capacidade de contribuir com os meios, o caso da Dinamarca e da Países Baixos”, mas que Portugal irá contribuir “com treino de pilotos e treino de mecânicos para esse esforço logístico”.
Zelensky anuncia que Grécia também vai treinar pilotos
Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, anunciou que a Grécia vai treinar pilotos ucranianos para os caças F-16. A Dinamarca e dos Países Baixos anunciaram que iriam enviar estes tipo de aviões militares à Ucrânia.
"Hoje, temos resultados importantes para a coligação da aviação. A Grécia participará na formação dos nossos pilotos de F-16. Estou grato por esta proposta e agradeço-lhe a si e à sua equipa por estarem dispostos a ajudar-nos ainda mais na defesa da nossa liberdade”, disse Zelensky, dirigindo-se ao primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis.
O Presidente da Ucrânia foi recebido, esta segunda-feira, pelo primeiro-ministro da Grécia e pela Presidente helénica, Katerina Sakelaropulu, numa visita a Atenas. Nesta visita, Zelensky irá também avistar-se com lideranças da União Europeia e de países balcânicos.