Guerra Rússia-Ucrânia

Polónia avisa que grupo Wagner pode estar a dirigir-se para o corredor de Suwalki

Da Polónia chega um alerta. O primeiro-ministro polaco avisa que o grupo Wagner estará a movimentar-se em direção ao corredor de Suwalki.

SIC Notícias

O primeiro-ministro da Polónia alertou este sábado para a movimentação de mais de 100 mercenários do grupo Wagner em direção ao corredor de Suwalki, por muitos classificado como o “lugar mais perigoso do planeta”.

“A situação está a tornar-se ainda mais perigosa. (...) Por que razão o estão a fazer? Trata-se, sem dúvida, de um passo na direção de novos ataques híbridos”, afirmou Mateusz Morawiecki.

O corredor de Suwalki é por muitos classificado como o “lugar mais perigoso do planeta” por ser uma via aberta para uma invasão russa por terra, a partir da Bielorrússia, que ameaçaria os Estados bálticos.

A entrada neste corredor daria à NATO o direito de acionar o artigo 5.º.

Rússia volta a atacar, desta vez em Zaporíjia

Este sábado, duas pessoas morreram em Zaporíjia, após um ataque com mísseis russos que provocou também estragos em várias habitações. Na cidade ucraniana de Dnipro, nove pessoas ficaram feridas depois de mísseis russos terem atingido um edifício de apartamentos parcialmente desocupado.

O alvo das forças russas seria outro edifício, utilizado pelos serviços de segurança ucranianos.

Zelensky visita tropas na frente de batalha

Empenhado na contra-ofensiva ucraniana, Zelensky continua a visitar as tropas ao longo de uma linha da frente com cerca de 1.500 quilómetros no sul e leste do país. Numa estação de serviço da região confraternizou com militares, tirou fotografias e assinou bandeiras da Ucrânia.

Últimas