Guerra Rússia-Ucrânia

"Rússia vai utilizar o ataque como mais um argumento para não prolongar o acordo dos cereais"

José Milhazes, comentador da SIC, faz uma análise à decisão da Rússia de não renovar o acordo dos cereais e do ataque contra a ponte que liga a Península da Crimeia à Rússia.

SIC Notícias

A Rússia suspendeu a participação no acordo de exportação de cereais da Ucrânia, que terminava hoje. Para o comentador da SIC José Milhazes, o ataque de hoje à ponte da Crimeia vai servir como mais um argumento para Moscovo não prolongar o acordo.

O Kremlin disse que não há ligação entre a decisão da Rússia de suspender a sua participação no acordo com o ataque à ponte da Crimeia, que esta segunda-feira fez dois mortos e um ferido. e que a posição do Presidente Vladimir Putin sobre o acordo já era conhecida antes do ataque.

No entanto, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, disse que a Rússia só comunicou esta manhã a decisão à Turquia, à Ucrânia e à ONU e retomará o acordo quando as suas condições forem cumpridas.

“O acordo podia ser suspenso, mas a Rússia vai utilizar o ataque como mais um argumento para não prolongar o acordo, alegando também que os seus interesses não estão a ser respeitados pelas outras partes”, diz José Milhazes.

Ataque à ponte da Crimeia

Segundo José Milhazes, “parece não haver dúvidas de que se trata de um ataque das forças armadas ucranianas”, a julgar pelas primeiras declarações dos dirigentes ucranianos e até da própria imprensa ucraniana.

“Do próprio gabinete dos serviços secretos ucranianos vêm declarações do tipo:'Esta ponte está aqui a mais, não deve estar aqui'”.

Últimas