Guerra Rússia-Ucrânia

Lavrov diz que caças F-16 na Ucrânia são uma ameaça nuclear

A formação de pilotos ucranianos nos caças F-16 começa no final do verão. As primeiras aeronaves são entregues à Ucrânia no próximo ano.

Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia

SIC Notícias

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, acredita que a presença dos caças F-16 na Ucrânia representa uma ameaça de âmbito nuclear para o país.

Sergei Lavrov diz que Moscovo não pode ignorar o facto destes aparelhos estarem preparados para transportar armas nucleares e, por isso, podem representar uma nova ameaça do Ocidente.

Vários países já garantiram a formação de pilotos ucranianos nos caças F-16, que deverá no final do verão.

Por exemplo, a Polónia e Malta já iniciaram a formação a pilotos ucranianos sobre a utilização dos aviões de combate F-16.

As primeiras aeronaves são entregues à Ucrânia no próximo ano.

A chamada "Coligação F-16" inclui países como Portugal, Reino Unido, Países Baixos, Dinamarca, Bélgica e Estados Unidos, cujos governos se comprometeram a treinar os pilotos ucranianos na utilização destes caças de fabrico norte-americano.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está há meses a pedir caças para repelir a invasão russa, mas até agora os países que apoiam Kiev estavam reticentes em aceder este pedido. No início do mês, chegou a acusar “alguns” parceiros ocidentais, entre eles Portugal, de atrasarem a formação de pilotos ucranianose e a "arrastar os pés".

Últimas