O Chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov disse este domingo, na televisão, que Moscovo concorda com as bases do acordo de paz negociado com os países africanos para a Ucrânia.
“A principal conclusão da conversa de hoje [domingo] é que os nossos parceiros da União Africana demonstraram compreender as origens da crise criada pelo Ocidente. A resolução desta situação passa por abordar as causas subjacentes, através do desenvolvimento de ações concretas para eliminar o que, há muitos anos, corrói a segurança igualitária no continente europeu”, disse Lavrov.
As declarações surgem depois do porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, ter dito que "o plano era muito difícil de cumprir".
Peskov disse ainda que a Rússia já conseguiu "em grande medida" o objetivo de desmilitarizar a Ucrânia e que Kiev está cada vez mais dependente do exterior, nomeadamente de sistemas de armas fornecidos pelos países ocidentais.
De sublinhar que a desmilitarizar a Ucrânia foi um dos grandes objetivos apresentados por Moscovo para o que chama de “operação militar especial” na Ucrânia, que teve início há quase 16 meses.
Rússia repeliu ataques na linha da frente
A Rússia garantiu também que repelido ataques em três secções da linha da frente este domingo. Ainda assim, o ministro da Defesa russo, Igor Konashenkov, confirma que as tropas ucranianas estão a pressionar mais na região de Zaporíjia.
"Nas últimas 24 horas, as forças armadas da Ucrânia prosseguiram as tentativas de ataque nas direções de Zaporíjia, Donetsk do Sul e Donetsk", afirma Igor Konashenkov, acrescentando que “graças à resposta competente e decisiva do grupo de forças ‘Vostok’ com recurso a ataques aéreos e fogo de artilharia, todos os ataques foram travados”.
O ministro da Defesa sublinhou que as forças ucranianas eram compostas por “três grupos de batalhões táticos, apoiados por tanques e veículos de combate blindados e sob a cobertura de cortinas de fumo” e que as operações ofensivas ocorreram em “várias vagas nas zonas das povoações Novopokrovka, Novodanilivka e Mala Tokmachka, na região de Zaporíjia”.