Guerra Rússia-Ucrânia

Destruição de barragem "é mais uma consequência devastadora da invasão russa"

António Guterres reforça o apoio das Nações Unidas à Ucrânia e condena a Rússia em relação à destruição de uma barragem no sul do país, que faz temer consequências ambientais graves em dezenas de localidades.

SIC Notícias

A Organização das Nações Unidas (ONU) estão a acelerar o apoio às áreas mais afetadas pela destruição da barragem de Kakhovka, em Kherson. António Guterres afirma que, apesar de não ter tido acesso a informação independente, o culpado deste ataque é óbvio.

"Há uma coisa bastante clara. Esta é mais uma consequência devastadora da invasão da Rússia à Ucrânia", afirma o secretário-geral da ONU.

Guterres reforça que “as Nações Unidas e os parceiros humanitários estão a enviar auxílio em coordenação com o governo ucraniano”.

A Rússia, por sua vez, negou as acusações ucranianas e disse que a destruição parcial da barragem foi um ato de sabotagem deliberado cometido por Kiev para privar a península da Crimeia de água.

Destruição de barragem é “crime contra o ambiente”

A Ucrânia anunciou que 150 toneladas de óleo de motor foram derramadas esta terça-feira no rio Dniepre, na sequência da destruição da barragem hidroelétrica de Kakhovka, no sul do país, alertando para um risco ambiental.

Através da rede social Telegram, a assessora do chefe da administração presidencial ucraniana, Andriy Yermak, acusou a Rússia de ter cometido um ecocídio, um crime contra o ambiente.

A destruição da barragem já provocou inundações em 24 localidades no país.


Últimas