A Rússia garante ter repelido o início de uma ofensiva ucraniana em grande escala no Donbass. Kiev reivindica avanços em Bakhmut e confirma apenas ações ofensivas ao longo dos 1.000 quilómetros da linha da frente da guerra.
Em Washington, com base em observações de satélites, fontes militares norte-americanas confirmaram grandes movimentações de tropas e fogo intensivo de artilharia numa linha de frente que se estende por mais de 1.000 quilómetros.
Às alegações russas e informações do Pentágono, o ministro ucraniano da Defesa negou ter sido lançada uma contraofensiva. Respondeu, assim, com a canção dos Depeche Mode que "as palavras são desnecessárias e só causam danos". Divulgou mesmo um vídeo de soldados com o slogan que os planos gostam do silêncio.
Oficialmente, ao final da tarde desta segunda-feira, Kiev revelara avanços territoriais em Bakhmut e operações militares em curso contra as forças russas.
As informações foram confirmadas por bloggers russos que seguem a invasão da Ucrânia e pelo chefe dos mercenários do Grupo Wagner que apelou à resistência russa.