Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky ordena inspeção a abrigos antiaéreos após morte de três civis

O Presidente ucraniano ordenou ao ministro das Indústrias Estratégicas ucraniano, Oleksandr Kamyshin, que realize, em dez dias, "uma inspeção completa a todas as estruturas de proteção em Kiev".

Civis abrigam-se no metro de Kiev durante um ataque russo.
Evgeniy Maloletka

Lusa

SIC Notícias

O Presidente da Ucrânia ordenou esta sexta-feira uma inspeção a todos os abrigos antiaéreos do país, após três pessoas terem morrido na madrugada de quinta-feira por não terem conseguido entrar num deles, que estava encerrado em pleno ataque russo.

Numa publicação na conta pessoal da rede social Telegram, Volodymyr Zelensky indicou ter ordenado ao ministro das Indústrias Estratégicas ucraniano, Oleksandr Kamyshin, que realize, em dez dias, "uma inspeção completa a todas as estruturas de proteção em Kiev".

Ordem foi dada esta sexta-feira

O ministro do Interior, Igor Klymenko, foi encarregado pelo Presidente ucraniano de avaliar os abrigos no resto do país. Zelensky deu hoje as ordens durante numa reunião com os comandantes militares e representantes dos serviços secretos e políticos responsáveis pela defesa da Ucrânia.

Quinta-feira, Zelensky mostrou-se irritado com as autoridades locais de Kiev por estas não terem garantido a segurança em todos os abrigos - instalados em estações de metro, parques de estacionamento subterrâneos e caves de edifícios residenciais - na capital.

Ataques noturnos têm aumentado

Nas últimas semanas, muitos residentes queixaram-se do encerramento dos abrigos antiaéreos numa altura em que tem aumentado a frequência e intensidade dos ataques noturnos russos.

Os ataques noturnos levaram também ao aumento do número de residentes de Kiev que procuram um lugar nos abrigos antiaéreos durante a noite.

Últimas