Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky diz que "decisão está tomada" sobre a contraofensiva ucraniana

O Presidente ucraniano diz que já foram tomadas decisões com as chefias militares sobre o momento da contraofensiva. Declarações feitas na mesma noite em que Kiev voltou a estar debaixo de fogo. 

SIC Notícias

A contraofensiva ucraniana deve avançar em breve. Quem confirma é o próprio Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, que reuniu-se com os líderes militares. Já há movimentações de tropas e “a decisão está tomada” sobre o momento de avançar.

“É uma questao de oportunidade. Isto é o mais importante, o momento em que vamos avançar. A decisão está tomada", garante Zelensky.

Contraofensiva ucraniana “vai avançar em breve, há quem diga que já começou”

As declarações do Presidente ucraniano foram feitas na mesma noite em que Kiev voltou a estar debaixo de fogo. Pelo menos uma pessoa morreu no terceiro ataque à capital em apenas 24 horas.

Terá sido uma mulher que morreu quando se dirigiu à varanda e acabou atingida por destroços. Caíram sobre um prédio de vários andares num bairro no sul de Kiev.

O caos e as noites em branco tomaram conta da capital ucraniana. Mais de 20 drones Shahed, de fabrico iraniano, tiveram de ser interceptados e abatidos pela defesa aérea da cidade.

“A casa abanou toda, foi assustador"

Oksana, que mora no bairro atingido pelas forças russas, relatou o medo vivido no momento.

“A casa abanou toda, foi assustador. Temos de estar abrigados, pois não sabemos por onde os drones podem passar”.

Fragmentos de drone incendiaram uma casa, noutro bairro, também a sul de Kiev. Mais perto do centro, vários automóveis arderam por completo.

Últimas