O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, diz que a região de Bakhmut é muito importante para o país e que os soldados ucranianos continuam a defendê-la.
Em entrevista exclusiva ao Leste/Oeste de Nuno Rogeiro, Dmytro Kuleba, acusa a Rússia de destruir cidades.
"Estamos a entrar numa nova fase. A fase anterior foi a defesa de Bakhmut. É um símbolo, é importante, mas o mais importante é o sucesso da contraofensiva".
- As páginas de Nuno Rogeiro e do Leste/Oeste
Exército da Ucrânia admite controlar parte "insignificante" de Bakhmut
O comandante das forças terrestres ucranianas, Oleksandre Syrsky, admitiu que as suas tropas apenas controlam uma parte "insignificante" de Bakhmut, da qual Moscovo reclamou a captura, mas assegurou que continuam a avançar pelos flancos.
"Apesar de controlarmos agora apenas uma parte insignificante de Bakhmut, a importância da sua defesa mantém-se. Isto dá-nos a oportunidade de entrar na cidade se a situação mudar, o que certamente acontecerá", afirmou numa publicação na rede social Telegram.
Reiterando que prossegue o "avanço pelos flancos nos arredores de Bakhmut" e que os militares se "aproximam da captura da cidade num cerco tático", o comandante acrescentou que Kiev mantém a defesa da cidade.
A Rússia reivindicou no sábado, ao meio-dia, ter capturado toda a cidade devastada de Bakhmut, palco de uma longa batalha da guerra que começou em fevereiro de 2022.