Os líderes do grupo das sete maiores economias do mundo comprometeram-se com um conjunto de novas medidas para pressionar a Rússia. Um dos objetivos do 11.º pacote é impedir, ou pelo menos limitar, o acesso de Moscovo a tecnologia, equipamento e serviços que suportam a máquina de guerra russa.
Reino Unido e União Europeia pretendem restringir também o comércio de diamantes russos que rende anualmente a Moscovo milhares de milhões de euros.
A presidente da Comissão Europeia tinha afirmado que está a ser equacionada a possibilidade de sancionar os países que ajudam Moscovo a contornar as sanções.
Zelensky deslocou-se à Arábia Saudita para fortalecer os laços da Ucrânia com o mundo árabe, mas não se absteve de apontar o dedo aos que fecham os olhos.
"Infelizmente, há alguns no mundo e aqui entre vós que fecham os olhos a essas jaulas e às anexações ilegais, e estou aqui para que todos possam olhar de forma séria".
O Presidente ucraniano deverá chegar ao Japão este fim de semana para participar numa sessão dedicada à guerra na Ucrânia. Deverá ainda ter encontros bilaterais com Joe Biden, e com o primeiro-ministro japonês.
Em Hiroshima, arrasada em agosto de 1945 por uma bomba atómica, deixaram uma forte mensagem anti-nuclear.
“Aqui, em Hiroshima, mais uma vez afirmamos de forma inequívoca que a retórica da Rússia é inaceitável e irresponsável, sobretudo a retórica nuclear da Rússia”, disse Charles Michel.