A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visitará na terça-feira a Ucrânia pela quinta vez, para assinalar o Dia da Europa, foi esta segunda-feira anunciado.
O anúncio da deslocação foi feito pelo porta-voz do executivo comunitário, Eric Mamer, que adiantou que von der Leyen vai reunir-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Mamer salientou ainda que no encontro será abordado o processo de adesão da Ucrânia à UE e a ajuda que o bloco presta ao país.
Von der Leyen já visitou a Ucrania em quatro ocasiões desde o início da agressão russa, em 24 de fevereiro de 2022, a últma das quais em véperas de ser assinalado um ano de guerra.
Zelensky anunciou que irá apresentar esta segunda-feira ao Parlamento ucraniano um projeto de lei que declara 8 de maio como "Dia da memória e da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial" no país e um decreto que marca o dia 9 de maio como "Dia da Europa", à semelhança dos países da UE.
Ucrânia teme ataque russo em grande escala no Dia da Vitória
Esta segunda-feira é Dia da Vitória na Europa e na terça-feira na Rússia, com a Ucrânia a temer um novo ataque de Moscovo no dia em que se comemora a derrota da Alemanha nazi em 1945.
Os serviços secretos ucranianos alertam para a possibilidade da Rússia estar a preparar um ataque em larga escala.
Em Moscovo, prepara-se há dias a grande parada na Praça Vermelha, que celebra a capitulação do Terceiro Reich, e o discurso de Putin com cuidados redobrados e segurança apertada.
Em algumas regiões as comemorações vão ser menos exuberantes e em Moscovo a grande parada poderá ser menos grandiosa.