Guerra Rússia-Ucrânia

Pequim garante que comunica com todas as partes do conflito, mas convite de Zelensky fica sem resposta

Em entrevista à agência de notícias Associated Press, o Presidente da Ucrânia garante que Putin está totalmente isolado.

SIC Notícias

Sem qualquer perspetiva para a paz, Zelensky voltou a convidar o Presidente da China para um encontro bilateral, mas admite que o convite permanece sem resposta. A China garante que comunica com todas as partes envolvidas, incluindo a Ucrânia. Esta quarta-feira, o chefe da Agência Internacional de Energia Atómica regressou à Central Nuclear de Zaporíjia, onde aumentam os receios de um eventual desastre nuclear.

Em entrevista à agência de notícias AP, o Presidente ucraniano diz que perdeu o contacto com Xi Jinping quando começou a guerra, mas que gostaria de voltar a falar com o líder chinês.

Zelensky garantiu ainda que a visita do homólogo chinês a Moscovo não correu bem e assegura que o alegado falhanço da viagem foi mascarado por Putin com nova ameaça nuclear.

No entanto, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Mao Ning, garante que há comunicação com todas as partes, incluindo a Ucrânia. “Mas não tenho informação específica relativamente ao contactos entre os líderes neste momento”, acrescenta.

A 21 de março, o Presidente da Ucrânia disse querer que a China seja um parceiro no diálogo para encontrar uma solução de paz. Zelensky disse que aguarda uma resposta da China ao convite que foi feito.

Últimas