Xi Jinping, Presidente da China, e Vladimir Putin, Presidente da Rússia, encontraram-se esta segunda-feira no primeiro de três dias de visita oficial do chefe de Estado chinês à Rússia.
Os dois líderes estiveram lado a lado para uma “conversa informal”, que será prolongada durante um jantar. Em declarações à televisão estatal russa, Vladimir Putin garantiu que aceita discutir o plano de paz para a guerra na Ucrânia, apresentado pela China.
"Discutiremos, evidentemente, todas estas questões, incluindo a sua iniciativa, que tratamos com respeito, é claro. Em geral, a nossa interação na arena internacional, evidentemente, contribui para o reforço dos princípios fundamentais da ordem mundial e da multipolaridade", disse o presidente russo ao seu homólogo chinês.
Presidente chinês agradeceu convite
Xi Jinping agradeceu a Putin o convite para ir à Rússia e esclareceu que espera continuar a manter as relações entre Pequim e Moscovo, de modo a promover a “prosperidade e o desenvolvimento comum” das duas nações.
Esta primeira conversa aconteceu em registo informal, mas amanhã começarão as negociações propriamente ditas. A Xi Jinping e Putin vão também juntar-se as delegações dos respetivos países.