Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky envia recado à UE: “Está nas vossas mãos prevenir” mais ataques

Um ataque russo atingiu durante a noite um centro humanitário que servia de abrigo para civis ucranianos. O Presidente Zelensky afirma que está nas mãos dos líderes europeus prevenir novos ataques.

SIC Notícias

Pelo menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas num ataque russo durante a noite a um centro humanitário que servia de abrigo para civis, numa cidade a poucos quilômetros de Bakhmut, onde o exército ucraniano promete uma contraofensiva em breve.

O vídeo divulgado pela polícia da região mostra o momento em que as equipas de resgate ajudam a retirar um homem dos escombros do edifício atingido durante a noite por um míssil.

“Dois homens foram resgatados com vida dos escombros. Infelizmente, três mulheres morreram”, informaram as autoridades.

O alvo deste ataque foi um centro humanitário que abrigava civis na região leste de Donetsk, numa cidade a pouco mais de 20 quilómetros de Bakhmut, que é há meses palco dos combates mais intensos.

As forças ucranianas admitem uma contra ofensiva em Bakhmut e o chefe do exército diz mesmo que estará para breve, numa declaração feita no mesmo dia em que Zelesnky, se dirigiu aos líderes europeus reunidos em Bruxelas.

“Está nas vossas mãos prevenir isto. O poder é nosso de libertar a Ucrânia da agressão russa ainda este ano”, afirmou o Presidente ucraniano.

Zelensky referia-se aos tão desejados mísseis de longo alcance e aos aviões de combate ocidentais, mas, para já, o que avança é um acordo para enviar para a Ucrânia munições.

“Estamos, mais uma vez, a aumentar o nosso apoio militar à Ucrânia e, neste contexto, gostava de saudar o acordo para enviar um milhão de munições nos próximos 12 meses”, anunciou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Os chefes de Estado e de Governo discutiram também com António Guterres, convidado especial deste Conselho Europeu, o tema das sanções à Rússia e Bielorrússia e a iniciativa de cereais do Mar Negro, considerada fundamental para o reforço da segurança alimentar global.

Últimas