Guerra Rússia-Ucrânia

Joe Biden saúda mandado de captura a Putin do Tribunal Penal Internacional

Este é o primeiro mandado de captura do Tribunal Penal Internacional contra um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

SIC Notícias

O Presidente dos EUA, Joe Biden, saudou a decisão do Tribunal Penal Internacional de emitir um mandado de prisão contra Vladimir Putin. O Presidente russo é suspeito da prática de crimes de guerra e arrisca ser detido, se entrar num dos 120 países que colaboram com o tribunal.

O primeiro mandado de captura do Tribunal Penal Internacional contra um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU foi recebido bem recebido pelos Estados Unidos. Joe Biden considera que o mandado “é justificado”.

Tal como a Rússia, também os EUA não são membros do Tribunal Penal Internacional. Washington teme que militares norte-americanos possam ser acusados de crimes contra a humanidade cometidos em teatros de guerra como o Iraque ou no Afeganistão.

A suspeita de que a Rússia esteja a praticar crimes de guerra é partilhada pelas das Nações Unidas que, no último relatório, dão conta da entrada forçada na federação russa de centenas de crianças ucranianas. Algumas terão sido alvo de adoções forçadas, outras colocadas em campos de reeducação e treino militar. Moscovo diz tratar-se de uma acusação ultrajante. Kiev e os aliados ocidentais usam outros adjetivo.

Estes mandados de captura não podem ser aplicados sem a cooperação do Governo russo e não deverão ter efeitos práticos. Ainda assim, Vladimir Putin e a comissaria russa para os direitos da criança arriscam ser detidos se entrarem num dos 123 países que colaboram com o Tribunal Penal Internacional.

Últimas