As forças ucranianas localizaram um soldado russo na região de Kharkiv, seis meses após a libertação da zona. O homem de 42 anos, que se tem escondido em edifícios abandonados, foi detido pela polícia ucraniana, esta segunda-feira, durante uma operação de patrulha nas vilas de Kupiansk e Vuzlovyi.
“Depois de ter sido revistado, descobrimos que o homem, que é da região de Moscovo, era militar na 27.ª Brigada de Fuzileiros Motorizados de Guardas Separados da Federação Russa”, avança a polícia ucraniana em comunicado.
O soldado “alegou que estava escondido desde a libertação do distrito de Kupiansk pelas forças armadas da Ucrânia”, prosseguem.
As autoridades acreditam que o soldado ter-se-á separado da sua unidade, aquando da contraofensiva ucraniana que levou à recuperação da região de Kharkiv, tomada pelas forças de Moscovo no início da invasão.
Não se sabe, no entanto, como o soldado terá conseguido esconder-se em território russo durante os últimos seis meses.
Em setembro, as forças ucranianas recuperam o domínio da região de Kharkiv, através de uma contraofensiva surpresa que obrigou os russos a recuar. Em poucos dias, Kiev retomou mais de 6.000 quilómetros quadrados de território.
Milhares de soldados russos foram apanhados de surpresa, tendo-se escondido em caves ou nas florestas da zona. Após a retirada russa, as forças ucranianas realizaram uma operação porta a porta, em busca de soldados russos que pudessem ter ficado para trás e viessem a agir como sabotadores.