Borodyanka, nos arredores de Kiev, foi uma das primeiras cidades a ser invadida pela Rússia. Os enviados especiais da SIC à Ucrânia, João Nuno Assunção e Luís Silva, mostram as marcadas deixadas pelas forças de Moscovo.
Na véspera do aniversário do conflito que já destruiu inúmeras povoações e ceifou milhares de vidas, os enviados da SIC testemunham o rasto de destruição visível de uma ponta até à outra da cidade em que se encontram.
A invasão nos primeiros dias
Borodyanka, assim como outras povoações localizadas perto de Kiev, sofreu investidas russas logo nos primeiros dias da invasão, o que levou à fuga apressada de centenas de habitantes.
Fuga essa que deixou vestígios, tal como conta João Nuno Assunção. O jornalista da SIC relata que há no chão ainda vários objetos pessoais e brinquedos que terão ficaram para trás aquando da saída dos residentes.
Cidade já começou a ser reconstruída
Segundo o enviado especial, “o ambiente de horror” e a aflição que ali se viveu é ainda percetível. Um ano depois, num dos bairros residenciais de Borodyanka, só resta o silêncio e vários blocos de apartamentos completamente destruídos.
Em contraste com este cenário desolador, noutros pontos da cidade a reconstrução tem já avançado de forma gradual.