Guerra Rússia-Ucrânia

Moscovo "desvaloriza e até ridiculariza" a visita de Biden a Kiev

O comentador da SIC José Milhazes explica como estão a ser recebidos pelos russos a visita e o discurso de Biden e faz uma antevisão do discurso de Putin previsto para terça-feira, 21 de fevereiro.

SIC Notícias

José Milhazes

O Presidente dos Estados Unidos da América fez esta segunda-feira uma visita surpresa a Kiev onde se encontrou com o Presidente Zelensky. Na conferência de imprensa conjunta, Biden reiterou o apoio militar norte-americano aos ucranianos para combater a invasão russa.

“A afirmação do apoio dos EUA à Ucrânia nesta guerra contra a Rússia é a principal ideia" da visita surpresa do Presidente norte-americano.

Mas, segundo José Milhazes, a deslocação de Biden e o seu discurso não constituem uma grande surpresa para Moscovo.

“Para Moscovo não é uma grande surpresa. Os russos estavam à espera que Biden fosse a Kiev, mas tentam desvalorizar completamente esta visita e até ridicularizá-la. Alguns comentadores pró-Kremlin dizem que esta visita só foi possível devido a alegadas garantias dadas por Putin a Biden de que não iria bombardear Kiev enquanto ele lá estivesse”.

O comentador da SIC refere ainda que será no discurso perante as duas câmaras do parlamento russo, que está previsto para esta terça-feira, que Putin irá responder às palavras e Biden

"Putin irá certamente que anunciar novas medidas, principalmente a nível militar e económico a fim de convencer a opinião pública russa de que a guerra é para ganhar e nunca desistir dos objetivos da operação especial - embora Putin nunca tenha claramente definido esses objetivos", conclui José Milhazes.

Últimas