A Rússia e o Irão preparam-se para instalar uma nova fábrica de drones em território russo. Segundo o Wall Street Journal, a fábrica já tem local escolhido-a cerca de mil quilómetros de Moscovo-e faz parte de um plano estruturado e da parceria militar entre Teerão e Moscovo que está a assustar o Ocidente.
As duas nações parecem estar a reforçar a sua aliança, depois de a Casa Branca ter já alertado, em dezembro, que os dois países poderiam avançar para a produção de drones em conjunto.
Agora, segundo uma fonte citada pelo Wall Street Journal, Rússia e Irão planeiam instalar uma nova fábrica para produção deste tipo de armamento.
Produção poderá atingir os seis mil exemplares
Seis mil drones poderão ser produzidos nesta fábrica nos próximos anos. Atualmente, já estão a ser utilizados na Ucrânia para atacar, essencialmente, infraestruturas civis e energéticas.
O objetivo dos dois países será aprimorar as capacidades dos drones Shaded-136 para que sejam mais eficientes. Serão estes aparelhos que serão produzidos na nova fábrica que ainda não se sabe quando será inaugurada.