Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia "está a fingir" em Soledar e Zelensky explica porquê

O Presidente ucraniano considera que a Rússia apresenta esta realidade para que os russos "apoiem a mobilização e deem esperança aos que apoiam a agressão".

SIC Notícias

Lusa

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, disse que a Rússia está a fingir as conquistas em Soledar, uma pequena localidade na região de Donetsk, para angariar apoio para a guerra entre os seus cidadãos.

"O Estado terrorista [Rússia] e os seus propagandistas estão a tentar fingir um sucesso em Soledar, mas a luta continua. A liderança de Donetsk resiste e estamos a fazer tudo para reforçar a defesa ucraniana sem pausas, nem que seja por um dia", afirmou Zelensky, no seu discurso diário.

A Rússia garantiu que o destino da cidade de Soledar, no leste da Ucrânia, está traçado, embora tenha admitido que várias centenas de soldados ucranianos ainda oferecem resistência no centro daquela cidade, praticamente reduzida a ruínas após meses de bombardeio.

"Unidades das forças aerotransportadas bloquearam Soledar do norte e do sul. As forças aéreas atacam as fortificações inimigas e as unidades de assalto lutam na cidade", disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, em conferência de imprensa.

No entanto e para o Presidente ucraniano, a Rússia "e os seus propagandistas estão a tentar fingir que uma parte de Soledar, uma cidade quase completamente destruída pelos ocupantes, é supostamente algum tipo de conquista".

Porque estará a Rússia a “fingir”?

Zelensky considerou que a Rússia apresenta esta realidade para que os russos "apoiem a mobilização e deem esperança aos que apoiam a agressão".

O Presidente ucraniano disse ainda que a agressão da Rússia "só se esgotará quando as ambições russas não tiverem outra alternativa senão a derrota" na política, na economia e na esfera jurídica.

Últimas