Guerra Rússia-Ucrânia

Ministra da Defesa alemã debaixo de fogo após vídeo publicado na passagem de ano

Christine Lambrecht gravou uma declaração sobre a guerra na Ucrânia, tendo como pano de fundo imagens das celebrações de Ano Novo.

Michael Sohn/ AP

SIC Notícias

A mensagem de Ano Novo da ministra da defesa da Alemanha, gravada no centro de Berlim com o som e as imagens do fogo de artifício em fundo, está a gerar grande controvérsia. No vídeo publicado na sua conta privada do Instagram, Christine Lambrecht fala sobre a guerra na Ucrânia.

A ministra diz que 2022 colocou desafios incríveis a Alemanha. "Há uma guerra em curso no centro da Europa", refere Christine Lambrecht, mas a sua voz mal se ouve devido ao som das explosões do fogo de artifício na capital alemã.

A governante prossegue com o tema da invasão russa em território ucraniano e as relações que estabeleceu devido a esse conflito.

"Devido a esse acontecimento tive muitos, muitos encontros com pessoas interessantes, pessoas especiais (...) Por isso, envio um sincero obrigado", disse a ministra.


Lambrecht, membro do Partido Social-Democrata (SPD) do chanceler Olaf Scholz, enfrentou várias críticas devido à demora no envio de apoio à Ucrânia.

Numa altura em que Kiev pedia armamento pesado para enfrentar a ofensiva russa, o Ministério de Lambrecht anunciou o envio de 5.000 capacetes para a Ucrânia.

O vídeo de Ano Novo é mais um episódio que contribui para que várias vozes, em especial nos media alemães, peçam até o afastamento da ministra da Defesa.

Últimas